quinta-feira, 19 de julho de 2007

Vivendo no Santíssimo lugar

Ao pensar sobre prosperidade espiritual, ou crescimento espiritual vêm sempre a minha mente homens como Abraão, Esdras, Elias, Eliseu, Paulo, e olhando para vida destes homens observamos grandes obras, milagres, prodígios, sinais sendo realizados por meio deles.
E ao trazermos para os nossos dias todos estes acontecimentos parecem que já não ocorrem mais com tanta freqüência, e com isso não é difícil nos pegar a pensar que no tempo bíblico aconteciam tantos milagres, e hoje não temos visto mais como naquela época.

E diante disso logo vem a nossa mente:
O Que será que acontece nos dias de hoje? Será que o Deus do tempo bíblico não é mais o mesmo de hoje? Ou será que Ele perdeu o seu poder, ou até mesmo perdeu o interesse por nós?
João 6: 67-69 - Perguntou então Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?
Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós já temos crido e bem sabemos que tu és o Santo de Deus.
Ao exemplo de Pedro temos proferido no nosso dia a dia que “nós cremos e sabemos que Jesus é o Santo de Deus e que só Ele tem as palavras de vida”.
Mas ao menor sinal de dificuldades que temos, saímos correndo em todas as direções em busca de uma solução através de nossos próprios esforços, proferimos que cremos, mas não temos expressado isso em prática, as nossas atitudes diante das dificuldades têm mostrado muitas vezes que não é bem assim.
As dificuldades vêm e começam a pensar novamente, Será que foi isso que aconteceu, o Deus dos tempos bíblicos não é mais o mesmo de hoje? Ou Ele perdeu o seu poder ou até mesmo o interesse por nós?
E sabe como Deus tem nos respondido a todas estas perguntas que muitas vezes fazemos?
Com uma outra pergunta: Quem vocês crêem que Eu sou?
E com esta pergunta Ele está nos mostrando que em nada Ele mudou, é o mesmo Deus de ontem, hoje e eternamente será.
O que mudou não foi o Nosso Deus e sim a maneira como nos relacionamos com Deus, à maneira de nos relacionarmos com Deus é que mudou, e por não perceber isso, deixamos de crescer diante de Deus, por não entender isso nós ficamos atrofiados espiritualmente, e com isso temos andado na contramão do que Deus realmente espera de nós e do que Ele quer de nós.
Deus quer se relacionar conosco, Deus quer que cresçamos no conhecimento e na Sua graça.
O autor do livro de Hebreus no ccapítulo 10:1-23, faz a todo tempo um paralelo entre os ritos da velha aliança e maneira de estar diante de Deus após a ressureição de Jesus, ele vem mostrando que Jesus é o Sumo Sacerdote perfeito e superior aos da antiga aliança e faz também um paralelo entre as áreas do templo com o nível de acesso e o nível de intimidade com Deus.
Até aqui nos tempos de Jesus os judeus iam ao templo pelo menos uma vez ao ano para adorar e para levar suas ofertas para serem sacrificadas, para expiação de seus pecados.
Essa era maneira de cultuar a Deus e de se apresentar diante de Deus.
No templo havia as divisões, começava pelo Átrio (ou pátio), depois vinha o Santuário dos sacerdotes (Também chamado de santo lugar) e por fim o Santo dos Santos (ou Santíssimo Lugar) lugar este que somente o Sumo sacerdote uma só vez por ano podia entrar, uma vez por ano depois de ter oferecido por ele mesmo e se purificado ele entrava para oferecer em favor do povo. E ali era o lugar onde Deus se fazia presente, era o lugar da presença real de Deus.
O Átrio era dividido entre a parte exterior e interior, o exterior era aberto até mesmo para os gentios, e o interior somente os homens judeus podiam entrar.
Esta parte externa era um lugar onde havia comercio, pessoas comprando animais para sacrificar, trocando dinheiro com os cambistas, comprando comida, era um lugar de encontrar pessoas, de conversar etc.
E aqui no texto que acabamos de ler o autor vem falar sobre como então era o sacrifício no templo, quais os resultados deste sacrifício e de como nós devemos nos portar hoje com relação a Deus.
Trazendo esta idéia do Átrio para os nossos dias, o que representaria estas coisas que tinham e aconteciam no Átrio hoje? Estas coisas são tudo aquilo nos que tira o nosso foco, tudo aquilo que nos envolve e faz com que não entremos na presença de Deus.
O povo ia ao templo para adorar mas muitas vezes ao chegar ali se envolviam com tantas coisas que perdiam o foco.
E hoje estamos envolvidos demais com as coisas do mundo que nos rodeia, com o corre-corre do dia a dia, com a busca incessante de “ganhar a vida” e acabamos esquecendo da única coisa que interessa, da única coisa que realmente importa.
Lucas 10: 40-42 Diz: Marta, porém, andava preocupada com muito serviço; e aproximando-se, disse: Senhor, não se incomoda que minha irmã me tenha deixado a servir sozinha? Dize-lhe, pois, que me ajude. Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas; entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.
O mundo nos envolve a cada dia com tantas coisas que não tem a mínima importância a ponto de nos esquecer da única coisa que realmente vale a pena à presença real do nosso Deus.
Temos nos envolvido com tantas coisas em nossa vida e até mesmo na igreja, cargos, departamentos, amigos, tudo isso tem ocupado a nossa mente, estamos envolvidos demais com as coisas do átrio e não temos tido tempo para conforme a palavra entrar no Santo dos Santos, entrar na presença de Deus, no lugar de intimidade com o nosso Deus, pelo novo e vivo caminho que é Jesus.
Só iremos prosperar espiritualmente a partir do momento que gastarmos mais tempo no Santo dos Santos, nos relacionando com Deus, estreitando nossos laços de intimidade com nosso Deus.
Só iremos crescer espiritualmente quando as coisas do átrio já não ocupam a maior parte do nosso tempo, já não dominm mais o nosso pensar, já não são tão importante para nós.
Quando isso acontecer iremos crescer e realizar as mesmas obras dos grandes homens de Deus e até maiores, quando estar na presença Dele for o mais importante para nós como era para Maria.
Esta é a receita irmãos. Quer crescer, prosperar espiritualmente, quer viver uma vida de grandes realizações na presença de Deus, este é o caminho:

1 – Hb:10-19 - Entrar com ousadia, com plena confiança no Santo do Santos, no lugar da presença de Deus, no lugar da glória de Deus, no lugar onde o poder de Deus é derramado, a sua unção, a sua glória, deixar para trás as coisas do átrio, deixar para trás tudo que ocupa nossa mente que não é importante e desfrutar da presença de Deus pois o acesso foi aberto pelo sangue de Jesus, já não há mais o que nos separa do trono da graça de Deus.

2 – Hb:10-22 - Já que Jesus abriu o caminho temos o acesso basta nos apresentar com um coração sincero, com lealdade intima diante de Deus.
- Entrar com plena convicção de fé, uma fé que não hesita em confiar em Cristo e segui-lo de perto, uma fé que ao exemplo de Pedro não tem dúvida que estamos diante do Santo de Deus.
- Entrar com os corações aspergidos e purificados com a consciência limpa e lavados com a água limpa que corre do trono de Deus, estando livres do senso de culpa e ai sim adorar com liberdade.

5 – Hb:10-23 - Nos apegar com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel. Deus tem prometido esta prosperidade espiritual, tem prometido uma vida abundante e Ele é fiel para cumprir, basta que entendamos que para este crescimento precisamos caminhar ruma a presença de Deus, rumo a um relacionamento intimo e estreito com nosso Deus, precisamos entender que a maneira de estar diante de Deus mudou, temos o acesso livre através de Jesus ao trono de Deus, entrar no Santíssimo Lugar, viver no Santíssimo, caminhar de perto com o nosso Senhor, ai sim iremos crescer, ai sim iremos prosperar não só espiritualmente mais em tudo quando fizermos, pois a glória de Deus estará sobre nós.

A Deus toda glória