quinta-feira, 6 de setembro de 2007

O Deus que há por trás dos rótulos

Êxodo 3 - 14 Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.
Isaías 43 - 10 Vós sois as minhas testemunhas, do Senhor, e o meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais e entendais que EU SOU O MESMO; ANTES DE MIM DEUS NENHUM SE FORMOU, E DEPOIS DE MIM NENHUM HAVERÁ.

Textos como este de êxodo 3 nos mostra claramente que o Deus verdadeiro não se sujeita a rotulagens humana. Moisés lhe pergunta no verso 13 quando me perguntardes a seu respeito ou qual é o seu nome? Que lhes direi? Ou ainda parafraseando, qual o rótulo ou a imagem que lhes apresentarei? E o Senhor lhe responde no verso 14, Eu não tenho rótulos, eu não posso ser engarrafado em algum formato pré estabelecido, simplesmente EU SOU O QUE SOU, ou seja DEUS, O MESMO; ANTES DE MIM DEUS NENHUM SE FORMOU, E DEPOIS DE MIM NENHUM HAVERÁ.

Vendo um trecho de um programa de debate evangélico sobre o tema: Ecumenismo evangélico. É possível um só rebanho?
Sinceramente acredito ser uma utopia, pois o que temos observado é que por causa da dureza do coração humano, homens têm engarrafado a Deus, rotulado Deus dentro do formato que melhor atende a seus anseios.

Poucos estão preocupados em saber quem é realmente este Deus, ou com o fortalecimento do reino de Deus e sim em mostrar um Deus que si enquadre dentro de sua ambição humana.

Deus aprova uma adoração assim! Recebe a oração que feita assim! Ele si faz presente somente no templo da igreja tal! Somente o batismo da igreja tal é o que Deus aprova! O pastor Beltrano que é o ungido de Deus e pode operar milagres! Nós é que estamos debaixo da última revelação profética de Deus! Somente a cobertura do apostolo tal é tem efeito! Etc........
É isso que temos ouvido em nosso cotidiano “evangélico”, o engessamento de um Deus que não pode ser engessado, a rotulagem de um Deus que não é cabível de rótulos, o aprisionamento na garrafa mágica de um Deus que transcendente a todas as coisas, um Deus extremamente formatado dentro de visões e padrões humanos.

Tenho percebido que o Deus da bíblia está bem distante deste que temos visto ser anunciado, pois ELE É antes da existência de qualquer coisa, ELE É antes da existência de qualquer padrão humano, ELE É O QUE É!!!

Sei que é uma caminhada difícil, mas o convite é para que voltemos a este Deus, o examinemos sem as lentes de nossa pobre cosmovisão, sem as lentes de nosso egoísmo humano, sem as lentes de nosso interesse particular, sem as lentes de interesse do nosso próprio reino.

Ao Deus que É, toda glória