quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Ser Cristão é ser homem!

O Brasil é um dos países mais religiosos do mundo, grupos ditos sem religião são muito pequenos perto de uma população de cerca de 176.700.000 “cristãos”, dados censo de 2000.
O que me intriga é contrapor dados como estes com a deplorável condição moral que se encontra nosso país. Constatamos ao assistir um tele-jornal, ou mesmo ler uma revista, que a religiosidade brasileira não têm influenciado a ética de nosso povo, incluindo nisso o povo evangélico.

Casos como “Anões do orçamento”, “Valerioduto”, “Sangue-sulgas”, “Bispos presos com dólar na Bíblia, em malas e sei lá onde” e agora a lastimável conduta moral e ética do presidente da maior casa legislativa de nosso país, Sr. Renam Calheiros, nos enchem de indignação e revolta por ver o descaso como é tratado o cidadão “comum”, o pai de família que paga seus impostos com tanto esforço e até privando os seus em função disto.

O que a religiosidade de nosso povo tem mudado neste quadro? Praticamente nada é a resposta, os escândalos não param, e nem vão parar, porque é assim que funciona a coisa, um ajuda o outro a esconder sua sujeira e vamos lá, bola pra frente afinal somos o país do futebol.

Há que sonho fossemos o país da igualdade social, da educação, da saúde e da ética!!!

“Ser cristão não significa ser religioso em uma determinada direção, sob a pressão de qualquer metódica tornar-se algo (pecador, penitente ou santo), mas, ao contrário ser cristão é ser homem. Não apenas um certo tipo de homem, mas o homem que Cristo cria em nós. Não é que o ato religioso produz o homem, mas sim a participação no padecimento de Deus na vida do mundo”. Dietrich Bonhoeffer

Acho que isto é o que nós como povo brasileiro estamos precisando aprender a ser, não um povo religioso, mas um povo que é Homem, mas não ser um homem qualquer,e sim um homem que é conforme a estatura do maior de todos que já conhecemos, Cristo Jesus.

...até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da ESTATURA da plenitude de Cristo; Ef: 4-13


A Deus toda glória