sábado, 11 de agosto de 2007

Piedade uma grande fonte de lucro

Texto base: 1 Timóteo 6:3-15

Podemos observar ao longo da história e temos visto com certa freqüência hoje, homens de Deus, “Crentes” envolvido em escândalos em torno de dinheiro, riqueza e poder, Judas vende a Cristo por trinta moedas de prata e hoje este valor pode ser muito bem negociado.

Homens usando da “piedade” para obter lucros: “cuidando que a piedade é fonte de lucro, v6”, sendo pegos com dinheiro em malas, carros e até mesmo na própria Bíblia. Paulo nos adverte neste texto sobre os perigos da busca pela riqueza:
Adverte-nos dizendo que devemos nos contentar com o que Deus tem nos dado porque a busca pelo dinheiro é um buraco sem fim, e as pessoas que entram por este caminho caem em tentação, em armadilhas, em desejos descontrolados, que levam o homem a ruína e destruição.

Por quê? Porque o amor ao dinheiro é a raiz de TODOS os males. Não estou fazendo aqui apologia a pobreza e miséria, mas a idéia é que Deus sabe o que necessitamos, não precisamos ficar loucos tentando ajudar a Deus a resolver nossa vida, pois Ele já resolveu lá na cruz, no calvário.

Mas o interessante é que Paulo reage a isso dizendo a Timóteo que de fato a piedade é grande fonte de lucro. Versos 6-8
Mas o que ele quer dizer tudo isso? Que o lucro que iremos receber é aquele que Jesus preparou para sua igreja, pois o que é ganho aqui não poderemos levá-lo, e por isso devemos ser satisfeitos se temos aquilo que é necessário para nossa passagem aqui.

Diante disso, qual deve ser o proceder do servo de Deus?
Paulo encerra esta seção, v11-15, nos advertindo então para fugir deste caminho,a nos desviar deste foco, a nos envolvermos em outro tipo de busca. Uma busca que caminha na contramão desta outra, que é a busca da:
Justiça: Meus irmãos os grandes lucros e a justiça quase sempre andam em caminhos diferentes, e é bem complicado praticá-los ao mesmo tempo.
Devemos nos concentrar em viver e proclamar a justiça de Deus.
Piedade: A Piedade neste contexto é o modo de vida do crente, tem haver com santidade, com uma vida irrepreensível diante de Deus. E Paulo diz: você porém, homem de Deus busque isso.
A Fé: Quanto Paulo nos convida à busca da fé ele quer nos dizer que devemos buscar a certeza de que aquilo que o Senhor nos prometeu irá cumprir.
O Amor: Viver aquilo que Jesus pregou, esse foi o grande discurso do Senhor, e a chave para a vida eterna.
A Perseverança: Permanecer firme mesmo que todos os joelhos ao seu redor já tenham se dobrado a Baal, ao Deus deste Século.
Combata o bom combate: A palavra para combate, milícia, luta como temos em nossas traduções, tem o sentido literal de AGONIZAR, para Paulo irmão a vida Cristã era uma constante e intensa luta em defesa do evangelho de Cristo, e o próprio Jesus deixa bem claro isso quando nos convida a segui-lo, que quem quiser que negue a si mesmo tome a sua cruz e o siga.
E enfim o Grande foco de todo o evangelho e da vinda de Jesus a este mundo,
Tome posse da vida eterna:
Este deve ser o grande foco de nossas vidas enquanto estamos aqui, tomar posse da vida eterna, foi pra isso que Jesus morreu e ressuscitou, para que a nossa vida piedosa gere este lucro. Quando Paulo falou do lucro da piedade era a isso que ele si referia, o grande e sublime lucro, o qual ninguém pode nos tirar, o qual a traça não coroe, a ferrugem não destrói.

Paulo nos adverte sobre todos estes perigos da busca pela riqueza, dos males que o a busca desenfreada pelo dinheiro pode trazer, porque não temos condições de correr atrás de duas coisas ao mesmo tempo, porque são focos distintos, e para atingir um ou o outro é preciso muito esforço e não dá para dividir o foco.
Com isso devemos decidir qual é o nosso alvo e caminhar em direção a ele.

Algumas frases interessantes:
O Dinheiro é como a água do mar, quanto mais uma pessoa bebe, mais sede sente. - Anônimo

O Amor ao dinheiro é para a igreja um mau maior do que a soma de todos os outros males do mundo – Samuel Shadwick

Quando tenho um pouco de dinheiro, livro-me dele tão logo seja possível para que não encontre o caminho do meu coração. John Wesly

Dinheiro o maior deus debaixo do céu. – Hebert Spencer

Nada do que é de Deus é obtido com dinheiro – Tertuliano.

Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração. Mt: 6:21

A Deus toda glória