quinta-feira, 19 de julho de 2007

Vivendo no Santíssimo lugar

Ao pensar sobre prosperidade espiritual, ou crescimento espiritual vêm sempre a minha mente homens como Abraão, Esdras, Elias, Eliseu, Paulo, e olhando para vida destes homens observamos grandes obras, milagres, prodígios, sinais sendo realizados por meio deles.
E ao trazermos para os nossos dias todos estes acontecimentos parecem que já não ocorrem mais com tanta freqüência, e com isso não é difícil nos pegar a pensar que no tempo bíblico aconteciam tantos milagres, e hoje não temos visto mais como naquela época.

E diante disso logo vem a nossa mente:
O Que será que acontece nos dias de hoje? Será que o Deus do tempo bíblico não é mais o mesmo de hoje? Ou será que Ele perdeu o seu poder, ou até mesmo perdeu o interesse por nós?
João 6: 67-69 - Perguntou então Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?
Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós já temos crido e bem sabemos que tu és o Santo de Deus.
Ao exemplo de Pedro temos proferido no nosso dia a dia que “nós cremos e sabemos que Jesus é o Santo de Deus e que só Ele tem as palavras de vida”.
Mas ao menor sinal de dificuldades que temos, saímos correndo em todas as direções em busca de uma solução através de nossos próprios esforços, proferimos que cremos, mas não temos expressado isso em prática, as nossas atitudes diante das dificuldades têm mostrado muitas vezes que não é bem assim.
As dificuldades vêm e começam a pensar novamente, Será que foi isso que aconteceu, o Deus dos tempos bíblicos não é mais o mesmo de hoje? Ou Ele perdeu o seu poder ou até mesmo o interesse por nós?
E sabe como Deus tem nos respondido a todas estas perguntas que muitas vezes fazemos?
Com uma outra pergunta: Quem vocês crêem que Eu sou?
E com esta pergunta Ele está nos mostrando que em nada Ele mudou, é o mesmo Deus de ontem, hoje e eternamente será.
O que mudou não foi o Nosso Deus e sim a maneira como nos relacionamos com Deus, à maneira de nos relacionarmos com Deus é que mudou, e por não perceber isso, deixamos de crescer diante de Deus, por não entender isso nós ficamos atrofiados espiritualmente, e com isso temos andado na contramão do que Deus realmente espera de nós e do que Ele quer de nós.
Deus quer se relacionar conosco, Deus quer que cresçamos no conhecimento e na Sua graça.
O autor do livro de Hebreus no ccapítulo 10:1-23, faz a todo tempo um paralelo entre os ritos da velha aliança e maneira de estar diante de Deus após a ressureição de Jesus, ele vem mostrando que Jesus é o Sumo Sacerdote perfeito e superior aos da antiga aliança e faz também um paralelo entre as áreas do templo com o nível de acesso e o nível de intimidade com Deus.
Até aqui nos tempos de Jesus os judeus iam ao templo pelo menos uma vez ao ano para adorar e para levar suas ofertas para serem sacrificadas, para expiação de seus pecados.
Essa era maneira de cultuar a Deus e de se apresentar diante de Deus.
No templo havia as divisões, começava pelo Átrio (ou pátio), depois vinha o Santuário dos sacerdotes (Também chamado de santo lugar) e por fim o Santo dos Santos (ou Santíssimo Lugar) lugar este que somente o Sumo sacerdote uma só vez por ano podia entrar, uma vez por ano depois de ter oferecido por ele mesmo e se purificado ele entrava para oferecer em favor do povo. E ali era o lugar onde Deus se fazia presente, era o lugar da presença real de Deus.
O Átrio era dividido entre a parte exterior e interior, o exterior era aberto até mesmo para os gentios, e o interior somente os homens judeus podiam entrar.
Esta parte externa era um lugar onde havia comercio, pessoas comprando animais para sacrificar, trocando dinheiro com os cambistas, comprando comida, era um lugar de encontrar pessoas, de conversar etc.
E aqui no texto que acabamos de ler o autor vem falar sobre como então era o sacrifício no templo, quais os resultados deste sacrifício e de como nós devemos nos portar hoje com relação a Deus.
Trazendo esta idéia do Átrio para os nossos dias, o que representaria estas coisas que tinham e aconteciam no Átrio hoje? Estas coisas são tudo aquilo nos que tira o nosso foco, tudo aquilo que nos envolve e faz com que não entremos na presença de Deus.
O povo ia ao templo para adorar mas muitas vezes ao chegar ali se envolviam com tantas coisas que perdiam o foco.
E hoje estamos envolvidos demais com as coisas do mundo que nos rodeia, com o corre-corre do dia a dia, com a busca incessante de “ganhar a vida” e acabamos esquecendo da única coisa que interessa, da única coisa que realmente importa.
Lucas 10: 40-42 Diz: Marta, porém, andava preocupada com muito serviço; e aproximando-se, disse: Senhor, não se incomoda que minha irmã me tenha deixado a servir sozinha? Dize-lhe, pois, que me ajude. Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas; entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.
O mundo nos envolve a cada dia com tantas coisas que não tem a mínima importância a ponto de nos esquecer da única coisa que realmente vale a pena à presença real do nosso Deus.
Temos nos envolvido com tantas coisas em nossa vida e até mesmo na igreja, cargos, departamentos, amigos, tudo isso tem ocupado a nossa mente, estamos envolvidos demais com as coisas do átrio e não temos tido tempo para conforme a palavra entrar no Santo dos Santos, entrar na presença de Deus, no lugar de intimidade com o nosso Deus, pelo novo e vivo caminho que é Jesus.
Só iremos prosperar espiritualmente a partir do momento que gastarmos mais tempo no Santo dos Santos, nos relacionando com Deus, estreitando nossos laços de intimidade com nosso Deus.
Só iremos crescer espiritualmente quando as coisas do átrio já não ocupam a maior parte do nosso tempo, já não dominm mais o nosso pensar, já não são tão importante para nós.
Quando isso acontecer iremos crescer e realizar as mesmas obras dos grandes homens de Deus e até maiores, quando estar na presença Dele for o mais importante para nós como era para Maria.
Esta é a receita irmãos. Quer crescer, prosperar espiritualmente, quer viver uma vida de grandes realizações na presença de Deus, este é o caminho:

1 – Hb:10-19 - Entrar com ousadia, com plena confiança no Santo do Santos, no lugar da presença de Deus, no lugar da glória de Deus, no lugar onde o poder de Deus é derramado, a sua unção, a sua glória, deixar para trás as coisas do átrio, deixar para trás tudo que ocupa nossa mente que não é importante e desfrutar da presença de Deus pois o acesso foi aberto pelo sangue de Jesus, já não há mais o que nos separa do trono da graça de Deus.

2 – Hb:10-22 - Já que Jesus abriu o caminho temos o acesso basta nos apresentar com um coração sincero, com lealdade intima diante de Deus.
- Entrar com plena convicção de fé, uma fé que não hesita em confiar em Cristo e segui-lo de perto, uma fé que ao exemplo de Pedro não tem dúvida que estamos diante do Santo de Deus.
- Entrar com os corações aspergidos e purificados com a consciência limpa e lavados com a água limpa que corre do trono de Deus, estando livres do senso de culpa e ai sim adorar com liberdade.

5 – Hb:10-23 - Nos apegar com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel. Deus tem prometido esta prosperidade espiritual, tem prometido uma vida abundante e Ele é fiel para cumprir, basta que entendamos que para este crescimento precisamos caminhar ruma a presença de Deus, rumo a um relacionamento intimo e estreito com nosso Deus, precisamos entender que a maneira de estar diante de Deus mudou, temos o acesso livre através de Jesus ao trono de Deus, entrar no Santíssimo Lugar, viver no Santíssimo, caminhar de perto com o nosso Senhor, ai sim iremos crescer, ai sim iremos prosperar não só espiritualmente mais em tudo quando fizermos, pois a glória de Deus estará sobre nós.

A Deus toda glória

terça-feira, 10 de julho de 2007

Viver com Cristo é incomparavelmente melhor

2Corintios 5 – 17 - Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

O que é ser nova criatura:
- Ser nova criatura é ser uma pessoa onde sua felicidade já não depende de fatores externos, mas sim da obra que Cristo fez em sua vida;

- É ser alguém que não vive segundo os padrões que o mundo impõe, escravos do pecado, mas segundo os padrões de Deus em santidade. (Deus é um Pai amoroso que quer o melhor para seus filhos);

- É ser uma pessoa que não tem sua esperança neste mundo corrompido, mas na vida eterna que Cristo nos preparou. (TITO 1: 1-2 Paulo, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e o pleno conhecimento da verdade que é segundo a piedade; na esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos eternos);

- É ter a certeza de que em todas as coisas nós somos mais que vencedores em Cristo Jesus. Rm 8:37;

- É ter toda nossa segurança em Cristo. Sl 23 (O Senhor é o meu pastor; nada me faltará; ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.);

- É ter a certeza que não somos um acidente do acaso, mas que somos obra de um Deus que nos ama incondicionalmente. (João 3:16 Porque DEUS AMOU o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.);

Com isso, após experimentarmos todas estas coisas saberemos porque Paulo, um homem de posses, respeitado, influente, deixou tudo e seguiu este Deus e pronunciou estas palavras:

FILIPENSES 1: 21-25
Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Mas, se o viver na carne resultar para mim em fruto do meu trabalho, não sei então o que hei de escolher.
Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor; todavia, por causa de vós, julgo mais necessário permanecer na carne. E, tendo esta confiança, sei que ficarei, e permanecerei com todos vós para vosso progresso e gozo na fé.

E o meu convite a todos é que venha experimentar este Jesus Cristo que nos ama, que deu sua vida por nós, e deixe que ele te transforme em uma nova criatura.
Um nova criatura que tenha uma vida abundante e cheia de esperança em uma vida incomparavelmente melhor a seu lado.


A Deus toda glória

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Inversão de Valores

Marcos 13:3-5 - Estando Jesus em Betânia, reclinado à mesa em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher que trazia um vaso de alabastro cheio de bálsamo de nardo puro, de grande preço; e, quebrando o vaso, derramou-lhe sobre a cabeça o bálsamo.
Mas alguns houve que em si mesmos se indignaram e disseram: Para que se fez este desperdício do bálsamo?
Pois podia ser vendido por mais de trezentos denários que se dariam aos pobres. E bramavam contra ela.

Jesus estava na casa de Simão ”o leproso”, quando chega uma mulher trazendo consigo um vaso cheio de balsamo de nardo, e o texto faz questão de nos ressaltar que não era um balsamo qualquer, mas puro e ainda mais de grande valor.

Esta mulher com certeza já havia ouvido as maravilhas anunciadas por Jesus, as quais ouvimos e recebemos hoje também, com certeza ela havia visto os milagres operados por Jesus, como nós hoje também temos visto, e ela entra, quebra o vaso, derrama todo o seu tesouro sobre a cabeça deste Jesus, e os próprios discípulos dele se indignam com ela censurando-a por tamanho desperdício.

E nós temos observado que nos últimos 21 séculos, milhares de preciosas vidas, tesouros, altas posições, carreiras brilhantes tem sidas “desperdiçadas” sobre o Senhor Jesus.

Para o mundo sim! Tudo isto é um desperdício de tempo, inteligência, capacidade, futuros brilhantes, riquezas, mas para as pessoas como aquela mulher que não deixaram que o sistema invertesse em sua mente os verdadeiros valores, para aquela mulher que tinha claro em sua mente quem era o verdadeiro tesouro, puro e de grande valor, isto jamais seria um desperdício, porque Aquele que é o verdadeiro tesouro é totalmente digno de receber tudo que temos e tudo que somos pois nada disso se compara a sua grandeza.

Assim como aquela mulher não podemos perder uma chance sequer de nos render aos pés de Jesus e derramar tudo o que temos e somos, pois Ele derramou na cruz tudo por mim e por você.

A Deus toda glória

domingo, 8 de julho de 2007

Ivestimento Certo

Lucas 10:38-42 Ora, quando iam de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa. Tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, sentando-se aos pés do Senhor, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava preocupada com muito serviço; e aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá que minha irmã me tenha deixado a servir sozinha? Dize-lhe, pois, que me ajude.Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas; entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.

Marta é um retrato dos nossos dias, pessoas correndo a todo tempo em busca de solucionar seus problemas diários que jamais chagam ao fim. Quando acabamos de resolver um, outro surge de imediato e o circulo se inicia novamente.

Estamos tão envolvidos nesta roda viva, a vida nos nossos dias, que já não paramos para avaliar se isto realmente compensa, ou se é o melhor investimento que estamos fazendo, simplesmente corremos pois o mundo não para.

Não quero dizer com isso que buscar melhorias para nossa vida, trabalhar, estudar, praticar esportes etc seja errado, pelo contrário, Marta estava cuidando de seus afazeres domésticos, que mau há nisso? Nenhum, o ponto é o foco, a prioridade que damos as coisas, e este o ponto que Jesus quer nos chamar a atenção. Estamos investindo certo? No que é duradouro? Ou estamos correndo atrás do vento?

Maria fez a escolha certa, ela escolheu a única coisa que é realmente necessária, Jesus o Cristo de Deus.

Que possamos parar e pesar na balança o que realmente nos é necessário e prioridade, aquilo que ninguém pode nos tirar, a vida eterna em Cristo Jesus...

A Deus toda glória.